Notícia: "Queixas contra o SNS"

0

O director-geral de Saúde garantiu hoje, segunda-feira, que as queixas apresentadas pelos utentes contra os serviços de saúde "nunca são ignoradas" e justificou que se há um aumento nas queixas é porque os cidadãos "sabem os direitos que têm".
"As queixas têm sido analisadas, não é agora o momento de fazer esse balanço, mas nunca são ignoradas", afirmou Francisco George, em declarações aos jornalistas à margem da sessão pública de lançamento e apresentação da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.
Durante o ano de 2009, o Gabinete do Utente recebeu mais de 52 mil queixas em relação aos serviços de saúde, valor que representa um aumento de 14% em relação a 2008, revelou hoje a TSF. No entender do director-geral de Saúde, em parte isso aconteceu porque "há uma maior participação, os cidadãos sabem os direitos que têm e isso é bom".
Considerou também "positivo" haver "queixas que são efetivamente registadas e que são tidas em conta e que os cidadãos têm esse direito", lembrando que é prática por parte da direcção-geral de Saúde apelar aos utentes para que recorram ao Gabinete do Utente ou a "utilizarem os sistemas que estão disponíveis para esse fim".
Na opinião de Francisco George, a explicação para o aumento do número de queixas não tem que ver com a qualidade dos serviços prestados, justificando que a "qualidade é uma questão muito mais vasta do que essa forma pontual de ver as questões". "O que digo é que as reclamações, as queixas, não podem ser ignoradas", concluiu.
As urgências dos hospitais foram o principal alvo de queixas dos utentes em 2009, sobretudo por causa do tempo de espera, enquanto nos centros de saúde, as queixas visaram sobretudo as consultas e a prestação de cuidados aos doentes sem médicos de família.
Das 52779 queixas que chegaram ao Gabinete do Utente, quase 50% foram contra os médicos. Os hospitais que registaram maiores taxas de queixas foram o de Nossa Senhora da Conceição, em Valongo, e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que inclui o Júlio de Matos e o Miguel Bombarda.
Fonte: Jornal de Notícias

IPO

0
O Instituto é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de
serviços de saúde no domínio da oncologia...
Queres saber mais?
Aqui há mais informação... :)

INEM

0
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde
Queres Saber mais???
Então descobre aqui... :)

Reunião com sindicatos de enfermagem

0
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses reuniu-se na sexta-feira passada com o INEM, tendo manifestado preocupação com a estabilidade profissional dos enfermeiros e com o futuro de um serviço (SIV) que considera de extrema importância para a população.
O INEM enviou esta segunda-feira para o Ministério da Saúde o pedido oficial de descongelamento de 21 vagas para abertura de concurso para recursos humanos de enfermagem, segundo a Lusa
O Resultado da Reunião revela-se positivo… Recordo que as Ambulâncias SIVs foram criadas em 2007 com o objectivo de instalar em todo o território nacional 41 ambulâncias tripuladas por um enfermeiro e um técnico.
Em 2009, foi aberto um concurso para recursos humanos de enfermagem, que «foi anulado por não ter candidatos em condições de prover os lugares». «Está prevista a abertura de, pelo menos, um concurso em 2010 para enfermeiros que serão colocados nas SIV que se encontram actualmente em funcionamento».

Credibilidade posta em causa do Inquério realizado pelo Inem

0
O INEM quis saber o que pensam os utentes do serviço que presta, fazendo um inquérito à população. Neste inquérito o Inem conclui que a população confia no Inem.

Segundo este inquérito as principais características que agradam mais aos portugueses são: A rapidez, simpatia e aconselhamento do atendimento telefónico.
Por outro lado não gostam da quantidade de perguntas a que são submetidos, nem do tempo de espera por uma equipa médica (em média demora 20 minutos), e ainda da frieza e falta de interesse da mesma. A insatisfação é maior no Sul do País.

Não sabemos até que ponto este inquérito é credível, pois num inquérito realizado recentemente por nós, o grau de insatisfação é muito maior. Dentro de pouco tempo iremos publicar esses resultados.
Fonte:

Composição do Serviço Nacional de Saúde

0
Todos os serviços de saúde públicos a que recorremos estão dentro do Serviço Nacional de Saúde. Por isso publicamos um esquema da composição do Serviço Nacional de Saúde.

(Clicando na imagem, poderá vê-la melhor)


Origem do SNS

0
O Dr. Ricardo Jorge inicia em 1899 a organização dos "Serviços de Saúde e Beneficência Pública que, regulamentada em 1901, entra em vigor em 1903
Em 1911, estrutura-se a Direcção Geral da Saúde. São construídos vários hospitais regionais e sub regionais, entregues à gestão das Misericórdias, assumindo o Estado uma função supletiva. A assistência de saúde prestada era irregular e imperfeita a quem não possuía meios pessoais para se tratar.
Só em 1971, com a reforma do sistema de saúde e assistência (conhecida como “a reforma de Gonçalves Ferreira”), surge o primeiro esboço de um Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em 1979 dá-se a criação do SNS, através do qual o Estado assegura o direito à saúde (promoção prevenção e vigilância) a todos os cidadãos.
Em 1999 foi estabelecido o regime dos Sistemas Locais de Saúde (SLS)
A reforma continuada do sistema de saúde e, como consequência, a estruturação do SNS tem que ser encarada como um processo de aperfeiçoamento constante de forma a acompanhar a evolução, necessidades e expectativas da sociedade.
Assim, o sistema de nacional saúde é o resultado do processo evolutivo de aperfeiçoamento constante, influenciado por determinantes diversificadas que não dependem apenas das decisões governamentais, mas também da participação e adesão das forças envolvidas, destacando-se os profissionais de saúde e, em especial, os cidadãos.

Saúde, Você Saberá??

0

"Saúde, Você Saberá??" é um questionário feito pelo nosso grupo. Para responder consulte o seguinte link:
Saúde Você Saberá?

Obrigado. :)