Origem do SNS

O Dr. Ricardo Jorge inicia em 1899 a organização dos "Serviços de Saúde e Beneficência Pública que, regulamentada em 1901, entra em vigor em 1903
Em 1911, estrutura-se a Direcção Geral da Saúde. São construídos vários hospitais regionais e sub regionais, entregues à gestão das Misericórdias, assumindo o Estado uma função supletiva. A assistência de saúde prestada era irregular e imperfeita a quem não possuía meios pessoais para se tratar.
Só em 1971, com a reforma do sistema de saúde e assistência (conhecida como “a reforma de Gonçalves Ferreira”), surge o primeiro esboço de um Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em 1979 dá-se a criação do SNS, através do qual o Estado assegura o direito à saúde (promoção prevenção e vigilância) a todos os cidadãos.
Em 1999 foi estabelecido o regime dos Sistemas Locais de Saúde (SLS)
A reforma continuada do sistema de saúde e, como consequência, a estruturação do SNS tem que ser encarada como um processo de aperfeiçoamento constante de forma a acompanhar a evolução, necessidades e expectativas da sociedade.
Assim, o sistema de nacional saúde é o resultado do processo evolutivo de aperfeiçoamento constante, influenciado por determinantes diversificadas que não dependem apenas das decisões governamentais, mas também da participação e adesão das forças envolvidas, destacando-se os profissionais de saúde e, em especial, os cidadãos.

Comments (0)

Enviar um comentário