Pico da gripe do ano passado afectou o dobro das pessoas do que a gripe A afecta na actualidade.

0
No ano passado, a gripe afectou quase o dobro das pessoas em Portugal do que este ano. Isto comparando os picos de gripe dos dois anos, com base nos dados da Gripenet, um sistema de monitorização em tempo real da actividade gripal, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Assim, podemos concluir que, em 2008, "houve mais gripe do que este ano.

A gripe atingiu o seu primeiro pico, em Portugal, a meio do mês de Novembro. No ano passado, o maior número de casos registou- -se no final de Dezembro. Este ano, na primeira onda foram identificados 600 mil casos, e em 2008 pouco mais de um milhão. A grande dúvida é saber como vai o vírus da gripe A (H1N1) evoluir durante os próximos meses e se vai provocar um novo aumento de casos.

O pico da gripe chegou mais cedo este ano graças ao H1N1, que neste momento é o vírus dominante e está presente em 70% dos casos, segundo os dados do Instituto Ricardo Jorge.

A redução do número de novos casos, também se reflectiu na procura dos cuidados médicos. Isto não quer dizer que as pessoas optem por ficar em casa, já que essa opção também está a ser menos usada, acrescenta o responsável do site.

Os sintomas gripais, estes continuam a ser os mesmos das gripes sazonais de anos anteriores. A febre, dores musculares e tosse são as mais referidas. Mas esta nova estirpe da gripe trouxe também uma maior frequência das diarreias e vómitos.

Em Portugal, o primeiro caso de gripe A H1N1 foi revelado no dia 4 de Maio e, desde então, o vírus já e fez pelo menos 32 mortos.

Composição do SNS

0
Composição do Serviço Nacional de Saúde (Resumo).


O Serviço Nacional de Saúde é composto por todas as entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde, designadamente:


- Estabelecimentos hospitalares, independentemente da sua designação;
- Unidades locais de saúde;
- Centros de saúde;
- Agrupamentos de centros de saúde.

Todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, independentemente da respectiva natureza jurídica, estão sob a tutela do membro do Governo responsável pela área da Saúde e regem-se por legislação própria.

Desfribilhação e Desfribilhadores

0

A desfibrilação é a aplicação de uma corrente eléctrica num paciente, através de um desfibrilhador, um equipamento electrónico cuja função é reverter um quadro de fibrilhação auricular ou ventricular. A reversão ou cardioversão dá-se mediante a aplicação das descargas eléctricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade. Os choques elétricos em geral são aplicados directamente ou por meio de electrodos colocados na parede torácica.

O Desfibrilador Automático Externo é um equipamento capaz de transformar energia eléctrica, choque monofásico ( máximo de 360 Joules )ou bifásico ( máximo de 200 Joules ). Efectua leitura automática do ECG(electrocardiograma), orientando a necessidade da desfibrilação, bem como procedimentos para reanimação da paragem cardiorrespiratória.

SNS COMEÇOU A APARECER HÀ 110 ANOS!!!

0
SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE COMEÇOU A APARECER HÀ 110 ANOS!!!

Pois é pouca gente saberá, mas o Dr. Ricardo Jorge iniciou em 1899 a organização dos "Serviços de Saúde e Beneficência Pública" que, regulamentada em 1901, entrando em vigor em 1903, tendo assim actualmente 106 anos de funcionamento (!).

Põe-te a Quilómetros dos Termómetros!!

0

O Grupo achou interessante publicar este método de prevenção da Gripe A, de modo a que os nossos visitantes possam consultar, já que este tema está relacionado com o SNS.

Fonte da Imagem: http://www.prof2000.pt/users/eb23fespan/

Morto esperou horas na via pública

2
Um homem de 50 anos morreu, dia 2, segunda-feira, no centro da cidade de Vila Verde, tendo esperado pelo delegado de saúde, no local, durante mais de três horas, provocando a indignação de quem assistiu à situação.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, o alerta para o quartel chegou por volta das 14.50 horas. O condutor ter-se-á sentido mal enquanto conduzia e conseguiu ainda parar a viatura, na Avenida António Sérgio. Na mesma altura, houve alguns transeuntes que se aperceberam da situação e chamaram de imediato os bombeiros.

"Em menos de quatro minutos chegou lá a ambulância do INEM", contou fonte da coporação dos bombeiros. Só que quando lá chegou já outra viatura dos voluntários tinha chegado para levar o doente para o Hospital de S. Marcos, em Braga.

Porém, o doente entrou em paragem cardíaca e, segundo a fonte, durante cerca de meia hora tentaram reanimá-lo. Ao fim de 30 minutos, e uma vez que a vítima não reagia, foi declarado o óbito e, nesta situações, uma vez que a vítima morreu em plena via pública, o corpo só poderia ser levado para a morgue do hospital com a chegada do delegado de saúde que, segundo algumas testeumenhas, terá demorado "mais de três horas a chegar ao local".

Durante todo esse tempo, e uma vez que uma das vias principais vias estava encerrada, o trânsito ficou caótico, no centro da cidade.

Fonte:http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1408430

Visita aos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio

2
No dia 20 de Outubro o nosso grupo de trabalho fez uma visita aos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio com o intuito de conhecer a constituição de uma ambulância e como actuam os bombeiros numa situação de urgência. Os Bombeiros proporcionaram-nos várias simulações de como actuar em situações de emergência. Agradecemos ao corpo dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio que foram muito cooperativos, simpáticos e se mostraram bastante disponíveis.



Elaborado por: António Sousa, Diana Sousa, Marcelo Beirão, Nuno Soares e Rui Martins, 12ºE

Emergência Médica: INEM investiu 13,5 milhões de euros em ambulâncias e postos nos bombeiros

1

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) investiu 13,5 milhões de euros, no último ano e meio, em ambulâncias e postos de emergência médica junto dos corpos de bombeiros voluntários.
Os números foram hoje destacados pelo vice-presidente do INEM, Pedro Lopes, e reiterados pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, na cerimónia de lançamento de um posto do INEM no quartel dos Bombeiros de Melres, concelho de Gondomar, dotado de uma ambulância equipada com Básico de Vida.
No seu discurso, o secretário de Estado precisou que o referido investimento se distribuiu na compra de novas ambulâncias para 150 postos e no lançamento de 40 novos postos, também dotados de ambulâncias.

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1354366

Jogador da Ovarense morre durante o jogo

0
Kevin Widemond, base norte-americano da Ovarense, morreu no dia 25/10/2009, vítima de paragem cardíaca, no Hospital de Leiria, após ter caído inanimado no balneário, ao intervalo do jogo do Torneio António Pratas.

O jogador estava sentado no balneário, no intervalo do jogo entre o Ovarense e a Académica, quando caiu inanimado para o lado, devido a uma paragem cardíaca. Prontamente assistido pelas equipas médicas presentes no pavilhão Municipal de Pousos, em Leiria, e pelo INEM, Kevin Widemond ainda foi transferido para o Hospital Santo André

"Quando deu entrada no HSA, o jovem encontrava-se entubado e em paragem cardio-respiratória, pelo que se mantiveram as manobras de reanimação, já iniciadas pela equipa da VMER. Não havendo resposta às manobras de reanimação, foi confirmado o óbito", lê-se no comunicado divulgado pelo hospital.

Fonte : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/interior.aspx?content_id=1401217

Para este ano ficou definido que todas as ambulâncias têm de ter um desfibrilhador externo.
Estará a ser cumprida a lei que define os equipamentos existentes nas ambulâncias de Serviço Básico de Vida? Será que a morte deste jogador foi devida ao incumprimento desta lei?



Fonte:http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDesporto/2009/10/resultado-da-autopsia-ao-basquetebolista-kevin-widemond-deve-ser-conhecido-nos-proximos-dias.htm