Põe-te a Quilómetros dos Termómetros!!

0

O Grupo achou interessante publicar este método de prevenção da Gripe A, de modo a que os nossos visitantes possam consultar, já que este tema está relacionado com o SNS.

Fonte da Imagem: http://www.prof2000.pt/users/eb23fespan/

Morto esperou horas na via pública

2
Um homem de 50 anos morreu, dia 2, segunda-feira, no centro da cidade de Vila Verde, tendo esperado pelo delegado de saúde, no local, durante mais de três horas, provocando a indignação de quem assistiu à situação.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, o alerta para o quartel chegou por volta das 14.50 horas. O condutor ter-se-á sentido mal enquanto conduzia e conseguiu ainda parar a viatura, na Avenida António Sérgio. Na mesma altura, houve alguns transeuntes que se aperceberam da situação e chamaram de imediato os bombeiros.

"Em menos de quatro minutos chegou lá a ambulância do INEM", contou fonte da coporação dos bombeiros. Só que quando lá chegou já outra viatura dos voluntários tinha chegado para levar o doente para o Hospital de S. Marcos, em Braga.

Porém, o doente entrou em paragem cardíaca e, segundo a fonte, durante cerca de meia hora tentaram reanimá-lo. Ao fim de 30 minutos, e uma vez que a vítima não reagia, foi declarado o óbito e, nesta situações, uma vez que a vítima morreu em plena via pública, o corpo só poderia ser levado para a morgue do hospital com a chegada do delegado de saúde que, segundo algumas testeumenhas, terá demorado "mais de três horas a chegar ao local".

Durante todo esse tempo, e uma vez que uma das vias principais vias estava encerrada, o trânsito ficou caótico, no centro da cidade.

Fonte:http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1408430

Visita aos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio

2
No dia 20 de Outubro o nosso grupo de trabalho fez uma visita aos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio com o intuito de conhecer a constituição de uma ambulância e como actuam os bombeiros numa situação de urgência. Os Bombeiros proporcionaram-nos várias simulações de como actuar em situações de emergência. Agradecemos ao corpo dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio que foram muito cooperativos, simpáticos e se mostraram bastante disponíveis.



Elaborado por: António Sousa, Diana Sousa, Marcelo Beirão, Nuno Soares e Rui Martins, 12ºE

Emergência Médica: INEM investiu 13,5 milhões de euros em ambulâncias e postos nos bombeiros

1

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) investiu 13,5 milhões de euros, no último ano e meio, em ambulâncias e postos de emergência médica junto dos corpos de bombeiros voluntários.
Os números foram hoje destacados pelo vice-presidente do INEM, Pedro Lopes, e reiterados pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, na cerimónia de lançamento de um posto do INEM no quartel dos Bombeiros de Melres, concelho de Gondomar, dotado de uma ambulância equipada com Básico de Vida.
No seu discurso, o secretário de Estado precisou que o referido investimento se distribuiu na compra de novas ambulâncias para 150 postos e no lançamento de 40 novos postos, também dotados de ambulâncias.

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1354366